O repórter Fabio Pannunzio vai mostrar as modernas técnicas de construção da usina, os recursos investidos na obra e o impacto nas comunidades locais
A partir da próxima segunda-feira, dia 21, o “Jornal da Band” vai apresentar uma série especial de seis reportagens sobre a usina de Belo Monte e o repórter Fabio Pannunzio é quem vai mostrar de perto a colossal obra de engenharia. A usina será a quarta maior hidrelétrica do planeta, equipada para produzir até 11 mil MW de eletricidade e evitando a construção de 19 termelétricas, que são altamente poluentes. As reportagens vão mostrar as técnicas revolucionárias empregadas em sua construção e como estão sendo investidos os R$ 3,7 bilhões de recursos para mitigar seu impacto socioambiental. Com o dinheiro, dezenas de escolas, hospitais, ginásios esportivos e centros comunitários já estão sendo entregues à população.
A série também vai mostrar as comunidades atingidas pela obra. Para evitar a inundação de terras indígenas, o projeto original - batizado de Kararaô na década de 70 - foi modificado, reduzindo a apenas um terço a área alagada. As melhorias nas 19 cidades que serão direta ou indiretamente atingidas pela formação do lago já são visíveis: pavimentação, tratamento de água e esgoto tratado. Estas são apenas algumas das novidades que a obra levou às populações urbanas, ribeirinhas e de aldeamentos indígenas da região, que também ganhou pistas de pouso e centrais de radiocomunicação, deixando o isolamento secular para trás.
A série sobre Belo Monte vai ao ar na próxima semana, de segunda a sábado, no “Jornal da Band”. Saiba mais emhttp://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/ e curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/assessoriaband

© 2014 Fã Clube Band - Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca é permitido comentários com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas; Não é permitido comentários não relacionados ao tema do post. (que falem de outro assunto, que não esteja na matéria) Não é permitido com propagandas (spam, vírus); Não é permitido comentários com link para divulgar seu blog ou marca.